Fragmentos

 

 

Clarice Lispector

“Mas a angústia faz parte, o que é vivo, por ser vivo, se contrai.”
“Um dia uma folha me bateu nos cílios - achei Deus de uma grande delicadeza."

"Fui até onde pude, mas como é que não compreendi que aquilo que não alcanço em mim já são os outros?"



 

Mário Quintana

"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!"




Caio Fernando de Abreu

"Aí fui recebendo tanto carinho que fui ficando, até hoje."

“Se você tivesse chegado antes, eu não teria notado. Se demorasse um pouco mais, eu não teria esperado. Você anda acertando muita coisa, mesmo sem perceber. Você tem me ganhado nos detalhes e aposto que nem desconfia."


“E é maravilhoso ver que Tudo Que Sempre Quis é simples, belo, acessível, fácil, do bem. E preciso, exatamente porque pode ser fugaz.”



Adélia Prado

"O que a memória ama, fica eterno. Te amo com a memória, imperecível."




Lya Luft

“A quatro mãos escrevemos este roteiro para o palco do meu tempo: o meu destino e eu. Nem sempre estamos afinados, nem sempre nos levamos a sério."
"O melhor amor é sempre dentro e perto. Chega inesperado, vem forte, vem doce, acalma e desatina."

 


Manoel de Barros

"O tempo só anda de ida. A gente nasce, cresce, envelhece e morre. Para não morrer eis a ciência da poesia: Amarrar o Tempo no Poste!"
"Melhor jeito que achei para me conhecer foi fazendo o contrário."
“Poesia não é para compreender, mas para incorporar
Entender é parede: procure ser árvore.”


Sylvia Plath

“Posso escolher entre ser constantemente ativa e feliz ou introspectivamente passiva e triste. Ou posso ficar louca, ricocheteando no meio.”

“Sou apenas uma gota a mais no imenso mar de matéria, definida, com a capacidade de perceber minha existência. Entre os milhões, ao nascer eu também era tudo, potencialmente."



Rita Apoema

"Diálogo

— E você, por que desvia o olhar?

(Porque eu tenho medo de altura. Tenho medo de cair para dentro de você. Há nos seus olhos castanhos certos desenhos que me lembram montanhas, cordilheiras vistas do alto, em miniatura. Então, eu desvio os meus olhos para amarra-los em qualquer pedra no chão e me salvar do amor. Mas, hoje, não encontraram pedra. Encontraram flor. E eu me agarrei às pétalas o mais que pude, sem sequer perceber que estava plantada num desses abismos, dentro dos seus olhos.)

— Ah. Porque eu sou tímida."


“Os cílios agarraram-se às pálpebras quando tentei fechar meus olhos. Mas você assoprou e todos voaram. De novo nasceram e de novo voaram. Não faça mais isso! Quem vai cortar a lágrima em fatias no dia em que você for embora?”




 
 

Nenhum comentário: