sábado, 7 de janeiro de 2012

Entre tênues notas.


"A cada palavra que se completa no papel
uma peça que faltava cola novamente ao coração." *
(Zíris)




Nas teclas paradas do piano, em meio a um calor sufocante, meus olhos estatelaram firmes em uma compreensão nunca antes tida. Era assim que acontecia desde daqueles dias em que meu peito desfibrilou antigos medos e renasceu. Um brilho tocou então cantos não visitados da minha memória e revi antigas certezas, todas com prazo de validade vencido. Lembrei-me que as utilizava constantemente para diminuir dores agudas ou simplesmente para não me arriscar. E como um fósforo riscado, depois da luz sobra cinzas, hoje indispensavelmente inútil. Nunca negarei um só segundo, vestindo uma face desmemoriada como algumas que vi naquela vertigem que tive. Mesmo com os dedos imóveis escuto uma melodia começar, lentamente, martelando notas firmes. Nunca seriam meus aqueles toques, logo eu, que ainda tenho dedos trêmulos diante das descobertas. Sabia que havia algo de divino e reconhecia naquele toque, repleto de uma aura brilhante que me cegava, o encontro mais pleno que já tive. Fui ouvindo... Ouvindo... Na certeza que havia ali uma harmonização indescritível à carne humana. Uma das notas era dura, agressiva e batia em uma ferida antes exposta, as demais compunham aquele acorde com sutileza em tom de perplexidade, e era tão belo. - Entendeu? Sim - respondi a mim mesma em tom e agilidade de criança entusiasmada, ficando certa, logo em seguida, de que a compreensão era limitada. Aquela era a junção melodiosa do que só agora meus ouvidos podiam receber, sem deixar de lado um pouco de sofreguidão. Quem disse que seria fácil? Era como virar de um gole só um líquido que não mata a sede. Constrição antes do novo paladar.
Coerência. Terei de brigar contigo por quantos milênios ainda? Nesta vida de caminhos tortos qual o limite para caminhar de pé? Qual o ponto antes da hipocrisia? Um silêncio sepulcral foi a única resposta por ora obtida.
Linhas tênues. Tudo que eu tenho nas mãos. Tênue como os espaços que separam a dor pungente daquela nota da alegria destes novos encontros, expressa em uma mesma lágrima, que se faz nova enquanto percorre meu rosto o qual, na medida em que se molha, brilha. A vida pára um pouco de cumprir seu papel e ganha sentido. Eu ganho mais.
Reequilibro-me na corda bamba, no alto de onde vejo cores e crianças brincando. Elas estão de mãos dadas com os meus sonhos, e não os deixaram se perder. A inocência também é uma linha tênue, nessas lições que vai se aprendendo pra vida inteira. Deixe-me errar com a capacidade dos que acertam às vezes. Sei que te custa entender, mas é que não quero mais este pedestal, nem estas honras, nem falsos sorrisos (nem os do espelho). Não perco nem mais um segundo. Veja! É a vida me entregando toda sua potência. Não quero nada que não seja caminho para o que é pleno. O jeito é abrir os braços e deixar a brisa desvelar a beleza, com intensa calma.

Por Rafaelle Melo.





*Nesta frase de Zíris, escrita para Lídia Martins (Pipa), está o sentimento que me percorreu durante toda a escrita desse texto. Na bravura que precisei ter para escrevê-lo fui colando-me, encorajada efusivamente por essa moça dos ares, que cedeu-me esta frase para introduzir minhas linhas. Por essas e outras minha gratidão a você, Pipa. Não preciso dizer mais nada. Você sabe.

3 comentários:

  1. Não era um piano, mas um corpo, o que Bach estava tocando. Esta noite o mundo me apareceu sob a forma de um anjo com um sorriso reptiliano. Vi o meu reflexo em suas pupilas vermelhas, que se dilatavam como uma mancha de sangue sobre o papel em branco. Reforcei o tom professoral, e olhei para ele como se fosse um aluno do ensino médio, rebelde, desagradável, amargurado e, sobretudo, com problemas de cálculo. Do mundo que conheci eu já me desprendi faz tempo. Talvez o mundo que sonho ainda esteja para ser descoberto. A noite vigiava a planície como uma anciã solene. Desertei-me. Desertaram-se. Fitei o teto, mas ele desviava o olhar, incrédulo. O lamento elegante de Bach regia os meus ouvidos com um estalido seco como se estivesse tentando orquestrar o silêncio. Por um instante as notas regressaram para a essência de seu eco. Continuamos nos ouvindo. Peguei uma xícara de café, pensei na vida e, enquanto bebia, inquiri: E se não houver nada do outro lado? E se tudo for um grande vazio? Por um instante pensei ouví-lo dizer tonalmente, como se quisesse expressar o profundo, que tudo não passava de uma recordação. De alguma coisa que você vai tocar, falar, provar, sentir ou ouvir, e é exatamente por isso que você será lembrado ou esquecido quando partir. A sinfonia parou antes que ele pudesse me responder se este mundo não era mesmo tudo o que tínhamos. As certezas afastaram-se sucessivamente em um tom pedal implícito. O medo escorregou dos meus olhos e a verdade ficou dependurada por um fio. Retrocedi dois passos com a cordialidade de um organista inimigo em trégua indefinida com a sua melodia e exibi um sorriso, agora, de aflição. O meu riso tinha adquirido a tonalidade das cordas que sucumbem ao tédio das carícias eventuais, num respiro carregado de sentidos, e, no entanto, sem qualquer satisfação. A fuga em ré menor. Bach, do piano. Eu, do coração.


    A ti, ofereço.

    ResponderExcluir
  2. "Nunca negarei um só segundo, vestindo uma face desmemoriada como algumas que vi naquela vertigem que tive. Mesmo com os dedos imóveis escuto uma melodia começar, lentamente, martelando notas firmes. Nunca seriam meus aqueles toques, logo eu, que ainda tenho dedos trêmulos diante das descobertas. Sabia que havia algo de divino e reconhecia naquele toque, repleto de uma aura brilhante que me cegava, o encontro mais pleno que já tive. Fui ouvindo... Ouvindo... Na certeza que havia ali uma harmonização indescritível à carne humana. Uma das notas era dura, agressiva e batia em uma ferida antes exposta, as demais compunham aquele acorde com sutileza em tom de perplexidade, e era tão belo. - "

    Rafa, eu entendi. Entendi como também senti e sinto vez ou outro esses sons arpejados lá no fundo da alma, naquela tecla dedilhante firme, exatamente assim... Perfeito texto, esplêndido!
    Estou apreciando com calma seu cantinho.. e encantada com sua poesia e obrigada pela visita no meu espaço...quando volte sempre!

    Abraço
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. E aqui vim beber, o carinho em jeito de palavra. O reino do-renascer. :)

    ResponderExcluir